Foto remixada Foto original
Cena de apresentação cultural na primeira associação nikkey de Maringá, formada pelos colonizadores agricultores. Note-se a preocupação com a cultura no ikebana e a interação étnica.
Registro de mais uma geada, esta em Julho de 1953. O prédio da então Máquina Irmãos Taguchi de beneficiamento de café existe até hoje na rua Mitsuzo Taguchi.
Foto remixada Foto original
Nesta foto de 1949, onde reconheço Jiro Taguchi (à direita) e Sr. Nakamura (à esquerda de Jiro) na região do Guaiapó.
A preocupação com a subsistência, percebida no cultivo de milho e banana era comum à época.
Capa e contracapa da CADERNETA AGRÍCOLA, na qual se firmavam as condições e registravam-se os dados referentes a trabalho em lavoura de café na FAZENDA MARINGÁ. A caderneta, deverei apresentar para doação, tão logo me organize.
Esquina da atual Lafaiete Coutinho com a Avenida Brasil. Era, como anotado na foto, o ponto de ônibus na saída para Campo Mourão e Paranavaí. No registro ainda, a placa do Hospital Santa Cruz.
Foto remixada Foto orginal A prática do esporte tradicional japonês foi incentivado pela família, até meados de 1980. Na foto, Mitsuzo, Torao, Yoshinori e Kazumi.
Foto remixada Foto original A presença do automóvel, um luxo para a época (1953) dá uma idéia doque o café representou para a economia da região. Carreador Guaipó.
Foto remixada da região de Lins (Vera Cruz). Nela, da direita para a esuqerda: Sadamu Tomiyama, Kazue Manaka, Toku Tomiyama e Taksehi Manaka.
Seria uma espécie de "rancho" próximo à lavoura para facilitar o trabalho. Minha avó estaria grávida da minhá mãe nesta foto de 1927.
Ao fundo, vestígios da mata derrubada com os troncos das madeiras nobres ainda cravadas no chão. O palmito era preservado, mas para consumo posterior. No registro desta chegada de novos migrantes na fazendinha no Guaiapó (atual Jd. Oásis), já em 1952.
Foto remixada Foto original Esta é provavelmente a primeira residência de alvenaria da zona urbana de Maringá, de pé até hoje na Vila Rute (antiga chácara da família). Vila Nova.
Tendo ao fundo a primeira moradia, temos de pé, na sequência da esquerda para a direita: Mitsuzo, Torao, Maria, Yoshinori, Kazumi e Jiro. No meio da foto, a matriarca Oey, tendo o caçula Orlando e à sua esquerda, Ninfa (Kikuko).
As paredes são de palmito partido, o telhado de timburi e o chão de terra batida.
Foto colorizada.